Jörn Rüsen e a Consciência Histórica

Didática e aprendizado de história

O alemão Jörn Rüsen

Educação e filosofia deveriam andar lado a lado na trajetória profissional e epistemológica de nós professores de história e historiadores. A história faz mais sentido se adicionarmos questões educacionais e filosóficas, principalmente em termos de metodologia e teoria. A filosofia da história é um campo diverso, fascinante e dinâmico que emprega conhecimentos inter e transdisciplinares, assim como o ensino de história.

Um dos mais brilhantes nomes que conseguiu unir esses três campos é o alemão Jörn Rüsen, historiador da cultura e estudioso de ensino, teoria e metodologia da história. Nascido em 19 de outubro de 1938, em Duisburg, possui doutorado pela Universidade de Colônia, sua tese abordou a obra do intelectual oitocentista Johann Gustav Droysen.

Um dos principais conceitos para Rüsen é o objetivo de ensinar história. Em coletânea de textos publicada em 2014 pela Editora UFPR há a exposição do núcleo duro da didática de história para Rüsen: ensinamos e aprendemos história por conta da consciência histórica. Mas o que é consciência histórica?

Para Rüsen, consciência histórica seria o entendimento do tempo, principalmente do senso de dilatação do tempo, ou seja, quando aprendemos e ensinamos história fazemos isso para entender o quão próximo ou distante temporalmente um evento está do presente. Se abordarmos o ensino de história dessa forma, e acrescentarmos as teorias de duração da Nova História, acabamos por uma “fórmula” interessante: a história nos provê entendimento de tamanho, distância, permanência e diferença dos tempos históricos, e com isso passamos a compreender a nossa própria relação com esse, além de nos apropriarmos tanto do presente quanto do passado.

Se você ainda não leu nada de Jörn Rüsen recomendo muito os artigos Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão, Aprendizado histórico e Experiência, interpretação, orientação: as três dimensões da aprendizagem histórica. Todos estão presentes no livro Jörn Rüsen e o Ensino de História citado acima – você pode comprar esse título com desconto clicando aqui.


Visite a Livraria da Musa, livraria virtual com a curadoria dos membros do Clio!

Chave do Pix: cliohistoriaeliteratura@gmail.com

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Claudia Bovo, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Henrique Mundim, Juliana Santoros, Laura Athayde, Norton Kruel, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.