Trombas e Formoso

Revoltas Camponesas no Brasil

Na década de 1940 milhares de posseiros começaram a se estabelecer na região de Trombas e Formoso em Goiás, atraídos pela política de expansão agrícola de Getúlio Vargas. Parte das terras devolutas ainda no escravismo colonial continuavam desocupadas e ocupar regiões férteis fazia parte da política de integração nacional. Logo esses posseiros começaram a prosperar e o latifúndio não os deixaria em pune. As terras passaram a ser reivindicadas por grileiros e os latifundiários da região exigiam parte da produção, e assim se estabelece o conflito entre camponeses e o latifúndio.

José Porfírio sem sombra de dúvidas foi uma das mais importantes lideranças do movimento, inclusive foi responsável por organizar os primeiros posseiros a estarem na região, em 1962 foi eleito deputado à assembleia legislativa do Goiás, se tornando o primeiro deputado brasileiro de origem camponesa.

Em 1954 o Partido Comunista Brasileiro se aproxima e se integra ao movimento de posseiros de Trombas e Formosa, e os ajuda a organizar a resistência armada e o Poder Popular no interior do movimento. Foi criada a Associação dos Lavradores de Trombas e Formoso, bem como conselhos para organizar a vida coletiva das comunidades de lavradores e a resistência contra o Estado e ao latifúndio.

José Porfírio, que havia rompido com o PCB após o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, se elegeu deputado pelo PTB em 1962 e intensifica a pressão pela concessão de títulos de propriedade, no mesmo ano 20 mil títulos de propriedade são concedidos aos posseiros.

Em 1964 com o Golpe Militar e a Ditadura Civil-Militar a Associação de Lavradores é dissolvida pela repressão e centenas de lideranças são perseguidas, mortas e milhares de lavradores abandonam a região. Trombas e Formoso vão para as mãos do latifúndio novamente, com guarida do regime militar lacaio do imperialismo.


Referências bibliográficas


Visite a Livraria da Musa no link www.bomdelivros.com.br/livraria-musa/

Chave do Pix: cliohistoriaeliteratura@gmail.com

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.