Tem vídeo novo no canal! Nele o Bruno fala sobre como o batismo de Clóvis foi usado pela historiografia e pela política para inaugurar a monarquia francesa e a própria França, e qual a problemática dessa narrativa.
O tema é alvo de intensa disputa por parte dos historiadores e políticos franceses há, literalmente, séculos. A historiografia romântica e socialista enxerga em Clóvis um herói contra a opressão imperial – é bom lembrar que Clóvis era um franco romanizado e muito distante do herói gaulês Vercingetórix, por exemplo, ou de Hugo Capeto, primeiro monarca da dinastia capetina reinante na França, por diversos ramos, até a Revolução Francesa de 1789. Já uma historiografia mais conservadora, positivista e historicista enxerga nele uma junção entre os galo-romanos, os francos e o cristianismo, na visão deles dessa mistura se originaria a França atual. Ambas as abordagens são extremamente problemáticas e caducantes, pois enxergam povos como monólitos sem dinâmica, abordagem que antropólogos e historiadores refutam com veemência.
Mas como responder então essa pergunta: quem foi o primeiro francês? Para isso vamos pensar com esse vídeo.
E ai como devemos chamar esse episódio? Deixa nos comentários do vídeo as suas impressões, dúvidas, críticas e sugestões!
Não deixe curtir e compartilhar esse nas redes sociais, além de se inscrever no nosso canal.
Contato: cliohistoriaeliteratura@gmail.com
- Roteiro: Bruno Rosa
- Edição: Larissa Godói
- Capa: Sabrina Duarte (@esgnid)
Visite a Livraria da Musa no link www.bomdelivros.com.br/livraria-musa/

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura