Duas Mulheres Trans Revolucionam o Cinema

em

Matrix e as Irmãs Wachowiski

Em 31 de março de 1999 o mundo conhecia Matrix, um filme roteirizado e dirigido pelas Irmãs Wachowski. 21 anos depois, um novo olhar historiográfico e social nos traz novos ares de interpretações e discussões, alguns ainda mais em pauta nos dias atuais. 

Lilly e Lana Wachowski

O mais interessante neste caso é uma análise de como os conceitos pensados por suas roteiristas eram, ao mesmo tempo, pertencentes a sua época e estavam a frente de seu tempo. Noções como a esfera virtual em detrimento da real, a jornada pela autoaceitação e discussões de gênero para além do corpo físico já estavam presentes na obra. Porém, passaram a ser reavaliadas nas atuais questões de gênero e impactos da internet. A ironia em questão parte de termos um filme esteticamente a frente de sua época, mesmo tendo todo seu universo em sincronia com sua produção, enquanto traz questões que ainda iriamos descobrir como sociedade. 

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Todos estes fatores fazem desta obra algo crucial para o entendimento da sociedade no início do século XII, bem como suas expectativas para o futuro em que vivemos. Teremos a continuação desta obra no final 2021, será interessante acompanhar como a própria artista reavalia seu trabalho em paralelo com a historiografia. Uma obra essencial para o estudo de história, cinema, sociedade e imagética.

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Henrique Mundim, Juliana Santoros, Paula Guisard, Pauline Kisner, Rosana Vecchia, Rosi Marques, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.