DETECTA agora está no CLIO!

Hoje o PROJETO DETECTA estreia aqui no CLIO. Estamos muito felizes com essa parceria e agradecemos aos amigos do CLIO pelo acolhimento e confiança! Esperamos poder retribuir com conteúdos de qualidade. Tamo junto nessa missão de popularizar o conhecimento histórico!

Para quem ainda não conhece, o DETECTA é um projeto de checagem de conteúdos sobre História que circulam nos meios de comunicação. Nosso objetivo é detectar informações suspeitas, verificá-las e corrigir imprecisões para oferecer conteúdos de qualidade para os amantes de História.

Certamente você já deve ter se deparado com informações meio esquisitas a respeito do passado: narrativas muito simplistas ou exageradas, dados imprecisos, versões deturpadas ou até mesmo mentiras deslavadas mesmo! Tudo isso a gente vê muito na internet. Meios de comunicação tradicionais, até mesmo os especializados em História, vira e mexe estão reproduzindo algumas patacoadas também. Na maioria das vezes, isso acontece por falta de uma pesquisa mais cuidadosa, mas pode ser até intencional, visando desinformar e confundir a gente, que gosta de História. 

Foi justamente pensando em combater esse tipo de desinformação que surgiu o DETECTA. Iniciamos nossas ações em maio de 2020 como um subprojeto dentro do site Máquina dos Tempos, que acabou encerrando suas atividades no fim do mesmo ano. Desabrigado, o DETECTA foi acolhido pelo CLIO e hoje estamos aqui, dispostos a continuar nossa missão. 

Hoje, o PROJETO DETECTA se organiza como um coletivo de pesquisadores e pesquisadoras e outros colaboradores e colaboradoras que atuam de forma voluntária. Fazemos frente aos abusos cometidos, com motivações políticas, por pessoas e grupos ao buscarem no passado a justificativa ou a legitimidade para seus atos e ideias. O projeto combate a desinformação no campo da História e também se esforça para tirar dúvidas e desfazer equívocos que acabam, mesmo que de forma não intencional, se reproduzindo e se espalhando entre o público.

Convidamos os leitores e leitoras do CLIO para acompanhar nossas postagens, seguir as nossas redes sociais e contribuir com o projeto, enviando elogios, críticas e sugestões de conteúdos para detectarmos. O coletivo também está aberto para novas colaborações. 

Um grande abraço a todas e todos!


ENVIE DICAS DE CONTEÚDOS PRA GENTE CHECAR!

Se você já detectou conteúdos suspeitos ou duvidosos, envie pra gente. Basta preencher os campos abaixo. Na mensagem, deixe o link ou a referência de onde você detectou o conteúdo a ser verificado. Se você não tem nenhuma sugestão de checagem, mas quer deixar uma mensagem de apoio ou de crítica ao nosso trabalho, fique à vontade para registrar sua manifestação.


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Claudia Bovo, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Henrique Mundim, Juliana Santoros, Laura Athayde, Norton Kruel, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.