O CERCO A ELVAS!

7 de Janeiro de 1890

The Border Town of Elvas | Portugal Travel Guide

Em 14 de janeiro de 1659 acontecia a Batalha das Linhas de Elvas, na cidade portuguesa de Elvas. A Batalha das Linhas Elvas é um importante conflito no bojo da Guerra de Restauração – o conflito entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela. A Guerra se inicia com a Restauração da Independência Portuguesa em 1640 e se estende por 28 anos, até meados de 1668, dirigida contra a Dinastia Filipina e as tentativas de restaurar a monarquia dualista. O tratado de Lisboa, assinado em 1668, encerra de vez os conflitos e reconhece a independência do Reino de Portugal.

Os Habsburgo prepararam um cerco à cidade de Elvas, com destacamentos importantes do exército espanhol. O responsável pelo ataque foi  D. Luís de Haro, II Conde-Duque de Olivares, no lado português, D. António Luís de Meneses, conde de Cantanhede ficou responsável pela defesa da cidade. A estratégia dos espanhóis consistia num grande bombardeio no centro da cidade, feito isso os soldados desceriam as colinas da região empurrando os soldados portugueses, fechando o cerco sob os mesmo e ganhando tempo para que o e exército mandassem mais homens. Os portugueses resolveram atacar com toda força, rompendo o cerco com muitas dificuldades e baixas, mas ainda no dia 14 conseguiram fazer com que as tropas espanholas recuassem. A Batalha das Linhas de Elvas hoje é comemorada como feriado nacional em Portugal.

Na imagem: fotografia aérea da cidade de Elvas.


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Giovanni Alecrim, Gui Aschar, Henrique Mundim, Juliana Santoros, Lucas Prestes, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.