BOND. JAMES BOND

4 de Janeiro de 1900

Não é incomum que ocorram homônimos em nossas vidas, eu mesmo tenho um que é um tenista de razoável sucesso interno. Agora, quando se é um ornitologista e seu nome é usado para um dos maiores espiões da cultura pop pode-se esperar alguma confusão, não é mesmo?

O nosso James Bond aqui foi um ornitologista nascido em 4 de Janeiro de 1900 na Filadélfia. Sua especialidade eram as aves do Caribe. Por conta de sua família se mudou para a Inglaterra, e na terra da rainha estudou no Trinity College, prestigiada instituição de ensino superior.

Depois de graduado voltou para os EUA e passa a trabalhar em um banco, porém seu interesse por história natural era maior e então se demite e parte uma expedição na Amazônia apoiada pela Drexel University. Em 1936 publica seu primeiro livro: “Birds of the West Indies”. Entre as décadas de 1920 e 1950 toma parte de uma série de expedições nas Antilhas.

Ian Fleming usou o nome de Bond, James Bond, porque ele mesmo era um ornitólogo amador e havia lido “Birds of the West Indies”, aparentemente porque ele era o mais comum possível e ainda sim extremamente masculino, como descreveu Fleming em uma carta para a esposa de Bond.
O verdadeiro Bond não ficou sabendo do “roubo” até os anos 1960 quando os livros de Fleming passaram a ficar extremamente populares – o autor não contactou James para anunciar o uso de seu nome. Em 1964 o verdadeiro James Bond visitou Ian Fleming na Jamaica, que lhe presentou com uma cópia autografada de “A Morte no Japão”. Na dedicatória se lia:

Para o verdadeiro James Bond, pelo roubo de sua identidade”.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Giovanni Alecrim, Gui Aschar, Henrique Mundim, Juliana Santoros, Lucas Prestes, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.