7 de Dezembro de 43 a.e.c.

Há 1997 anos acontece o assassinato do filósofo, orador e estadista romano Marco Túlio Cícero, uma das figuras mais renomadas da República Romana. Seu assassinato foi executado a mando de Marco Antônio, quando esse conseguiu manobrar o Segundo Triunvirato a declarar Cícero como inimigo do estado e realizar uma verdadeira caçada humana contra o orador, e não apenas eles, o Segundo Triunvirato provocou um verdadeiro expurgo de opositores se calcando muito na herança política de Júlio César.
Cícero, por conta de sua popularidade, tanto entre plebeus e patrícios, ainda conseguiu escapar da perseguição efetuada pela guarda pretoriana a mando de Antônio, porém acabou sendo denunciado por um escravo de seu irmão.
Quando fora encontrado, Cícero se rende para seus captores, inclina a cabeça, em um gesto indicando que não ofereceria resistência alguma. Herênio, um centurião, então o mata e corta sua cabeça. Segundo Sêneca, o Velho, as últimas palavras do filósofo teriam sido:
Não há nada adequado sobre o que está fazendo, soldado, mas tente me matar adequadamente.
Marco Antônio também instruiu Herênio para cortar as mãos do morto, simbolizando o fim dos discursos de Cícero contra Antônio, conhecidas como Filípicas.
A cabeça de Cícero então foi enviada para Antônio que mandou prender ela, juntamente com as mãos, em cima da Rostra, no Fórum Romano. Ao que se consta Fulvia, esposa de Marco Antônio, teria inspecionado a cabeça e então tirado um grampo do cabelo e apunhalado a língua de Cícero repetidamente…
Na imagem afresco Cícero Denuncia Catilina, Cesare Maccari, 1889, Sala Maccari, Roma, Itália.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura