26 de Novembro de 1922

O Egito Antigo sempre fascinou os homens e mulheres do presente, seja pela sua rica cultura, pela sua instigante civilização ou pela herança material e imaterial que essa civilização nos legou. Esse fascínio ganhou muita força no século XIX com o advento das ciências sociais modernas, o que trouxe uma força muito grande para campos como a arqueologia e a própria egiptologia.
No dia 26 de Novembro de 1922 a expedição liderada pelo arqueólogo e egiptólogo Howard Carter, financiada por Lord Carnarvon, encontrava a tumba de Tutancâmon, a tumba faraônica mais preservada do Vale dos Reis. Carter e Carnavon alegadamente foram os primeiros homens a entrarem na tumba em mais de 3.000 anos. A tumba de Tutancâmon é catalogada como KV62.
Depois de descoberta a tumba de Tutancâmon o faraó entrou para o imaginário cultural do Ocidente, sendo sinônimo de Egito Antigo e de arqueologia em forma geral. A redescoberta da tumba e de todo o tesouro do faraó fez surgir em popularidade a chamada “maldição dos faraós”, um mal súbito que atinge qualquer pessoa que perturbe o sono eterno das múmias. O que você acha disso, existe mesmo uma maldição dos faraós ou é apenas uma lenda urbana? Deixa ai nos comentários o que você acha!
Na imagem foto da máscara dourada que decora o sarcofágo do faraó Tutancâmon.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura
https://pflkwy.wordpress.com/2020/10/04/meu-voto-seu-voto-muda-tudo-ate-o-destino-da-nacao/
CurtirCurtir