#HojeNaHistória: TUTANCÂMON REDESCOBERTO

26 de Novembro de 1922

O Egito Antigo sempre fascinou os homens e mulheres do presente, seja pela sua rica cultura, pela sua instigante civilização ou pela herança material e imaterial que essa civilização nos legou. Esse fascínio ganhou muita força no século XIX com o advento das ciências sociais modernas, o que trouxe uma força muito grande para campos como a arqueologia e a própria egiptologia.

No dia 26 de Novembro de 1922 a expedição liderada pelo arqueólogo e egiptólogo Howard Carter, financiada por Lord Carnarvon, encontrava a tumba de Tutancâmon, a tumba faraônica mais preservada do Vale dos Reis. Carter e Carnavon alegadamente foram os primeiros homens a entrarem na tumba em mais de 3.000 anos. A tumba de Tutancâmon é catalogada como KV62.

Depois de descoberta a tumba de Tutancâmon o faraó entrou para o imaginário cultural do Ocidente, sendo sinônimo de Egito Antigo e de arqueologia em forma geral. A redescoberta da tumba e de todo o tesouro do faraó fez surgir em popularidade a chamada “maldição dos faraós”, um mal súbito que atinge qualquer pessoa que perturbe o sono eterno das múmias. O que você acha disso, existe mesmo uma maldição dos faraós ou é apenas uma lenda urbana? Deixa ai nos comentários o que você acha!

Na imagem foto da máscara dourada que decora o sarcofágo do faraó Tutancâmon.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Henrique Mundim, Juliana Santoros, Paula Guisard, Pauline Kisner, Rosana Vecchia, Rosi Marques, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.