#HojeNaHistória: GRANADA CAI

25 de Novembro de 1491

A Península Ibérica foi uma região de disputa durante boa parte da Idade Média. O local foi ocupado pelos muçulmanos durante a expansão do Islã no século VIII,  onde fundaram Estados independentes e ali permaneceram até o fim do século XV, quando, em um esforço conjunto entre os reinos de Castela, Aragão e a Igreja Católica, o Reino de Granada foi conquistado, depois de quase 10 anos de conflitos intermitentes. A 25 de novembro de 1491, eram assinadas as capitulações que estabeleciam o prazo de dois meses para a rendição total do rei Boabdil.

Apesar dos reis católicos, Isabel de Castela e Fernando de Aragão, prometerem em tratado que haveria liberdade de culto e segurança tanto para a população muçulmana que quisesse permanecessem na região quanto para aquela que preferissem emigrar, os mouriscos sofreram todos os tipos de constrangimentos e pressões. Ao longo do ano de 1492, o êxodo de muçulmanos que deixaram Granada em direção ao norte da África foi enorme. Os impostos abusivos e o medo gerado pela Inquisição, não lhes deram alternativas. 

Consolidava-se assim, não somente a “Reconquista” do território ibérico, mas também o poder de Isabel e Fernando sobre o que em pouco tempo viria a se tornar o Império Espanhol. O poder político, militar, econômico e religioso dos monarcas cresciam em detrimento ao das nobrezas locais. O estado nacional moderno espanhol surgia no horizonte. Apoiado pelo papa Alexandre VI, a monarquia concederia cada vez mais poderes ao Santo Ofício, estrangulando e criminalizando qualquer expressão religiosa que não a católica.

Na imagem, vemos o palácio de Alhambra, sede do Emirado de Granada, último Estado muçulmano independente da Europa Ocidental.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Henrique Mundim, Juliana Santoros, Merlim Malacoski, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques, Suzana Athayde, Tiago Tavares e Silva

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.