25 de Novembro de 1491

A Península Ibérica foi uma região de disputa durante boa parte da Idade Média. O local foi ocupado pelos muçulmanos durante a expansão do Islã no século VIII, onde fundaram Estados independentes e ali permaneceram até o fim do século XV, quando, em um esforço conjunto entre os reinos de Castela, Aragão e a Igreja Católica, o Reino de Granada foi conquistado, depois de quase 10 anos de conflitos intermitentes. A 25 de novembro de 1491, eram assinadas as capitulações que estabeleciam o prazo de dois meses para a rendição total do rei Boabdil.
Apesar dos reis católicos, Isabel de Castela e Fernando de Aragão, prometerem em tratado que haveria liberdade de culto e segurança tanto para a população muçulmana que quisesse permanecessem na região quanto para aquela que preferissem emigrar, os mouriscos sofreram todos os tipos de constrangimentos e pressões. Ao longo do ano de 1492, o êxodo de muçulmanos que deixaram Granada em direção ao norte da África foi enorme. Os impostos abusivos e o medo gerado pela Inquisição, não lhes deram alternativas.
Consolidava-se assim, não somente a “Reconquista” do território ibérico, mas também o poder de Isabel e Fernando sobre o que em pouco tempo viria a se tornar o Império Espanhol. O poder político, militar, econômico e religioso dos monarcas cresciam em detrimento ao das nobrezas locais. O estado nacional moderno espanhol surgia no horizonte. Apoiado pelo papa Alexandre VI, a monarquia concederia cada vez mais poderes ao Santo Ofício, estrangulando e criminalizando qualquer expressão religiosa que não a católica.
Na imagem, vemos o palácio de Alhambra, sede do Emirado de Granada, último Estado muçulmano independente da Europa Ocidental.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura
https://pflkwy.wordpress.com/
CurtirCurtir