18 de Novembro de 1787

O advento da fotografia revolucionou a sociedade humana e o modo como essa interagia com a realidade, pois aquela trazia a “verdade” ao capturar e eternizar um momento. Nada mais seria como antes… Fruto do progresso e do desenvolvimento tecnológico que acometia o mundo, principalmente a Europa Ocidental, a fotografia se tornaria um fenômeno global em pouco tempo.
O responsável por conseguir capturar uma imagem pela primeira vez e conseguir fixá-la permanentemente em um suporte foi Louis Jacques Mandé Daguerre. Nascido em Val-d’Oise, França, ele estaria completando hoje 233 anos. Além de inventor, foi pintor, cenógrafo e físico. Sua parceria Joseph Niépce, do qual herdou os conhecimentos necessários para inventar uma nova câmara escura, e o desenvolvimento de uma solução de sal de cozinha aquecida, que cessava a reação química da luz sobre a imagem reproduzida, resultou no primeiro processo fotográfico registrado e comercializado em grande escala: o daguerreótipo.
As imagens eram seladas em vidro, emolduradas e expostas. Havia apenas o negativo original. Para reproduzi-lo era necessário o uso de uma câmera fotográfica. Foi só em 1841, dois anos após a divulgação do daguerreótipo, que surgiria a primeira técnica de impressão da foto em papel, criada por Henry Fox Talbot. Os direitos sobre a criação de Daguerre foram comprados pelo governo francês em troca de uma pensão vitalícia.
Na imagem podemos ver a primeira fotografia conhecida de uma pessoa, tirada por Daguerre em Paris o ano de 1838 .

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês
Financiadores desse post
Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura