28 de Setembro de 2000

Se você já ouviu o episódio 007 do ClioCast, onde falamos sobre a formação do Estado de Israel e a questão palestina, ou nosso vídeo sobre a Intifada, você já deve saber que o sionismo é uma das formas de terrorismo e colonialismo mais brutais que já existiram na humanidade. Um bom exemplo de como o sionismo opera aconteceu há exatos 20 anos.
Acompanhado por uma comissão do Likud, partido de direita abertamente sionista, e de uma tropa da polícia de choque Ariel Sharon, líder da oposição no Knesset (o parlamento israelense), “visitou” o Monte do Templo, na Cidade Velha de Jerusalém, onde estão localizada, em locais muito próximos, locais de veneração das três religiões abramicas: cristianismo, judaísmo e islamismo.
Sharon não respeitou um acordo com as autoridades palestinas de visitar a mesquita Al-Aqsa, terceiro local mais sagrado para os muçulmanos, e entrou dentro dela durante um dos horários de oração, ato que foi visto como provocação e demonstração de controle total sobre Jerusalém, o que contraria a Lei de Jerusalém, que ao mesmo tempo garante Jerusalém como capital do Estado de Israel garante o controle de Al-Aqsa para as autoridades palestinas.
Horas depois da visita de Sharon uma série de protestos palestinos explodem e logo é conclamada uma Intifada. A luta entre palestinos, basicamente armados de paus e pedras, contra as IDF, exército israelense, um dos mais modernos e bem equipados do planeta, durou até fevereiro de 2005, deixando um rastro de aproximadamente 5.000 mortos, em sua maioria palestinos.
Para saber mais sobre as Intifadas e a formação do Estado de Israel ouça e veja o vídeo indicado nessa postagem.
Na imagem foto área do Monte do Templo

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura