O Império do Cálculo | Hoje Na História

23 de Setembro de 1846

Há 174 anos, em 23 de setembro de 1846, o planeta Netuno foi observado pela primeira vez com o reconhecimento de que se tratava do oitavo planeta do sistema solar. Talvez não tenha o impacto de uma invenção ou “descoberta” mais prática, porém é notadamente um marco da astronomia e também do cálculo, pois Netuno já era sabido antes de ter sido visto, graças à boa aplicação das leis newtonianas.

A questão é que quase após completar toda uma órbita após ser avistado pela primeira vez, Urano tinha uma órbita e velocidade orbital ligeiramente diferentes do esperado. Rapidamente diversos astrônomos perceberam que a explicação deveria ser a presença de um planeta além da órbita do planeta descoberto por William Herschel em 1781.

Em 1845, os astrônomos Urbain Le Verrier, em Paris, e John Couch Adams, em Cambridge, separadamente, começaram os cálculos para determinar a posição do planeta ainda desconhecido. Em 1846, Le Verrier enviou seus resultados para por correio para Johann Gottfried Galle no Observatório de Berlim. Galle recebeu a carta na manhã do dia 23 de setembro e na noite do mesmo dia iniciou a observação da área sugerida pelo colega francês, usando cartas celestes atualizadas para comparar um corpo em movimento mesmo que lento em comparação com as estrelas ao fundo.

E no mesmo dia pode observar Netuno, exatamente no local em que Le Verrier afirmou que estaria, confirmando de maneira empírica, os dados obtidos através dos cálculos.

No mesmo ano, a Royal Society concedeu a medalha Copley a Le Verrier

por suas investigações relativas aos distúrbios de Urano, pelos quais ele provou a existência e predisse o lugar do novo planeta; o Conselho considerando tal predição, confirmada como foi pela descoberta imediata do planeta, um dos maiores triunfos da modernidade análise aplicada à Teoria da Gravitação Newtoniana

Na imagem, uma das fotos mais conhecidas de Netuno, tirada pela sonda Voyager 2 em 1989.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://apoia.se/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.