Titanic encontrado! | Hoje Na História

1 de Setembro de 1985

Graças ao filme de 1997 dirigido por James Cameron, o público em geral conhece relativamente bem os acontecimentos que resultaram no naufrágio do Titanic em 1912. Para além da história de Rose e Jack, o filme narra a primeira e única viagem do maior, mais rápido e mais luxuoso transatlântico até então construído pelo engenho do homem. Tudo caminhava para torná-lo célebre, quando, em uma noite fria, o navio afundou depois de se chocar com um grande iceberg. Durante a fatídica noite de 15 de abril, milhares de pessoas lutaram por suas vidas. Muitas, entretanto, pereceram devido sobretudo à negligência e falta de empatia.

O que muitos não sabem é que até 1 de setembro de 1985, os destroços do Titanic permaneciam desaparecidos. Houve uma série de expedições de vários grupos na tentativa de encontrar algum sinal do navio. Foi somente em uma ação conjunta entre o oceanógrafo Robert Duane Ballard e a Agência Nacional de Oceanografia da França (IFREMER), que efetivamente obteve-se o resultado previsto e os restos do transatlântico foram encontrados. Essa já era a segunda tentativa de Ballard, uma vez que a primeira incursão terminou em fracasso devido à falta de equipamento adequado.

Foi somente com o desenvolvimento de novas tecnologias, principalmente de um novo sistema remoto de navegação em águas profundas chamado Argo e um equipamento composto por um robô embutido com câmeras e sonar, denominado Jason, além do navio Le Suroît e mais um sonar de varredura lateral-direito alta resolução, ambos fornecidos pela agência francesa, foi possível finalmente realizar tal façanha.

Na imagem podemos ver os destroços da proa do navio em uma fotografia de 2004.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.