30 de Agosto de 1965

Em 30 de Agosto de 1965 era lançado o sexto álbum de estúdio de Bob Dylan, o icônico Highway 61 Revisited. Bob Dylan nasceu em 24 de Maio de 1941, em Minnesota, EUA. Teve contato com a música logo na infância. Suas referências vão do blues ao rock clássico, mas na faculdade teve contato com o folk e isso vai definir sua forma de compor. Um dos seus principais ídolos do Folk foi Woody Guthrie, que possuía a frase This machine kills fascists em sua guitarra.
Bob Dylan foi um dos principais nomes da contracultura estadunidense, falando sobre racismo, capitalismo, direitos civis, envolvido pela efervescência social e cultural que acontecia nos anos 1960 no mundo todo, mas no EUA principalmente pela invasão ao Vietnã e as leis de segregação racial Jim Crow.
Highway 61 Revisited por muitos críticos é tido como o “primeiro álbum da contracultura”. Dylan geralmente gravava seus trabalhos de forma acústica, somente com o violão. Nesse álbum ele é apoiado por um banda completa, com diversos instrumentistas. Like a Rolling Stone é um dos singles do álbum que marcaram sua carreira e ficaram conhecidos na “cultura pop mundial”. O álbum recebeu esse nome em homenagem a todos os artistas do Delta Blues do Mississipi. A Highway 61 ligava sua casa a toda essa região onde os maiores nomes da cultura negra blues estadunidense saíram. O álbum é um clássico atemporal e “Like a Rolling Stone” está na lista das 500 canções mais tocadas no mundo.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura