I have a dream! | Hoje Na História

28 de Agosto de 1963

“I have a dream that one day this nation will rise up and live out the true meaning of its creed: ‘We hold these truths to be self-evident: that all men are created equal’.”

“Eu tenho um sonho que um dia essa nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: ‘Consideramos essas verdades como auto-evidentes que todos os homens são criados iguais.’”

Há 57 anos, em 28 de agosto de 1963, o pastor batista Martin Luther King Jr. proferiu o famoso discurso conhecido por um de seus refrões “I have a deram”. O discurso aconteceu nas escadarias do Lincoln Memorial em Washington D.C., sendo ouvido atentamente por 200 mil pessoas. É considerando como um dos momentos mais significativos da história dos EUA.

O discurso fez parte das comemorações Do centenário da assinatura do Ato de Emancipação De 1863 por Abraham Lincoln, que libertava os escravos em todo o país e tornava a libertação dos cativos nos Estados Confederados da América o principal objetivo da guerra civil então em curso. Luther King enfatiza a importância do fato histórico logo no início de sua fala.

Mas também deixa claro que ainda faltava, e ainda falta, muito para que todos os cidadãos dos Estados Unidos realmente sejam iguais em oportunidades e perante a lei. O pastor militava desde o fim da década de 1950 em favor da igualdade de direitos civis, sendo a grande liderança do movimento afro-americano. Era considerado subversivo pelo tendo diretor do FBI J. Edgar Hoover, que fantasiava até ligações de King com o comunismo.

O discurso foi ouvido em todo o país pelo rádio e pela televisão. O próprio presidente John Kennedy viu o discurso e dali em diante tornou a pauta da igualdade de direitos civis uma prioridade de sua gestão. A caminhada ainda será longa, e arrua, mas sem dúvida, o pastor Batista da Geórgia deu alguns dos mais importantes passos. Continuemos sonhando, e lutando para que estes sonhos se realizem!

Na imagem, a multidão atenta ao discurso de Martim Luther King em frente ao Lincoln Memorial. 28 de agosto de 1963.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Paula Guisard, Reverson Nascimento, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay. Você pagou aquele boleto, deu cashback e você não vai usar, não vai fazer falta? Então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica. Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.