18 de Agosto de 1492

Há 528 anos, em 18 de agosto de 1492, era publicada pela primeira vez a Grammatica Antonii Nebrissensis de Antônio de Nebrija, também conhecida como “Gramática Espanhola, o primeiro trabalho dedicado ao estudo da língua espanhola e suas regras. Sem dúvida foi um passo importante na imposição da hegemonia de Madrid não apenas sobre boa parte da península Ibérica, mas também de uma boa fatia do mundo.
Anteriormente, haviam sido publicados diversos tratados sobre a gramática latina. A novidade era que a Gramática era o primeiro estudo impresso com enfoque nas regras de uma língua românica. Ela é muito importante para o entendimento de impor-se o castelhano como um idioma nacional, pois torna-o o espanhol, a língua proeminente no reino e no império, e não apenas uma entre os vários idiomas e dialetos ibéricos.
No fim do mesmo ano, Isabel de Castela questionou o mérito e a necessidade de um trabalho como este, ao que foi respondida que “depois que Sua Alteza subjugou povos bárbaros e nações de várias línguas muitas vezes desconhecida por todos nós (falava tanto dos muçulmanos de Granada, quantos dos nativos americanos), virá a necessidade de aceitarem as leis que o conquistador impõe aos conquistados, e entre elas a nossa língua.”
As palavras também atravessaram o oceano, e colonizaram todo um continente.
Na imagem, capa da edição de 1550 do Grammatica Antonii Nebrissensis.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura