17 de Agosto de 1908

Literalmente falando, não é de hoje que desenhos animados encantam crianças de todas as idades, inclusive crianças com mais idade como esse que vos fala, pelo mundo. A animação é um dos estilos cinematográficos mais encantadores que já existiu, produzindo clássicos do cinema como Branca de Neve e os Sete Anões, O Rei Leão, Persepolis e Fantasia, para falarmos apenas dos desenhos animados, pois animação é um gênero que envolve as mais diversas técnicas aplicadas.
Em 17 de agosto de 1908 era lançado aquele que é considerado o primeiro filme animado da história do cinema: Fantasmagorie, de pouco mais de um minuto de duração, dirigido e produzido pelo cartunista francês Émile Cohl e distribuído pela Gaumont, a mais antiga companhia cinematográfica do planeta.
“Fantasmagorie” não conta propriamente uma história e sim uma série de pequenos acontecimentos envolvendo um boneco palito que interage com as mais diversas figuras, indo desde outros bonecos palitos até objetos inanimados.
O micrometragem é uma homenagem a arte incoerente, conhecida em francês como Les Arts Incohérents, que prevera diversas técnicas e atitudes de vanguardas artísticas non-sense, como por exemplo, o dadaísmo. E seu nome é a palavra francesa para fantasmagoria, um espetáculo da metade do século 19 utilizando a técnica da lanterna mágica.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura