17 de Agosto de 1908

Literalmente falando, não é de hoje que desenhos animados encantam crianças de todas as idades, inclusive crianças com mais idade como esse que vos fala, pelo mundo. A animação é um dos estilos cinematográficos mais encantadores que já existiu, produzindo clássicos do cinema como Branca de Neve e os Sete Anões, O Rei Leão, Persepolis e Fantasia, para falarmos apenas dos desenhos animados, pois animação é um gênero que envolve as mais diversas técnicas aplicadas.
Em 17 de agosto de 1908 era lançado aquele que é considerado o primeiro filme animado da história do cinema: Fantasmagorie, de pouco mais de um minuto de duração, dirigido e produzido pelo cartunista francês Émile Cohl e distribuído pela Gaumont, a mais antiga companhia cinematográfica do planeta.
“Fantasmagorie” não conta propriamente uma história e sim uma série de pequenos acontecimentos envolvendo um boneco palito que interage com as mais diversas figuras, indo desde outros bonecos palitos até objetos inanimados.
O micrometragem é uma homenagem a arte incoerente, conhecida em francês como Les Arts Incohérents, que prevera diversas técnicas e atitudes de vanguardas artísticas non-sense, como por exemplo, o dadaísmo. E seu nome é a palavra francesa para fantasmagoria, um espetáculo da metade do século 19 utilizando a técnica da lanterna mágica.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês
Financiadores desse post
Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura