14 de Agosto de 1385

Há 635 anos, em 14 de agosto de 1385, Portugal pôde deixar de se preocupar tanto com seus vizinhos e se firmou como potência ibérica ao vencer a Batalha de Aljubarrota. Não é por acaso um dos fatos históricos mais relembrados da história medieval portuguesa.
Apenas 4 meses após a sua proclamação como D. João I, como rei de Portugal, o antigo Mestre de Avis liderou suas tropas, juntamente com aliados ingleses contra as forças do também D. João I, só que de Castela, que além dos próprios soldados, contava com a ajuda de pelotões aragoneses, italianos e franceses.
O embate se deu entre as vilas de Leiria e Alcobaça, no centro de Portugal, não muito distante de Lisboa. O resultado foi uma vitória decisiva para os portugueses, eliminando as ambições castelhanas ao trono português, assegurando João como rei de Portugal.
A independência portuguesa foi confirmada e uma nova dinastia, a Casa de Avis, foi estabelecida. Os confrontos dispersos na fronteira com as tropas castelhanas persistiriam até a morte de João I de Castela em 1390, mas não representavam uma ameaça real para a nova dinastia. Além disto, Portugal voltou-se para o mar, com o filho de D. João, o infante D. Henrique comandando a conquista da cidade africana de Ceuta 30 anos depois em 1415.
Na imagem, Batalha de Algubarrota, ilustração de Jean d’Wavrin em Chronique d’Angleterre, final do século XV.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês
Financiadores desse post
Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura