10 de Agosto de 1793

Em 10 de Agosto de 1793, há 227 anos, era fundado o Museu do Louvre. Localizado no Palácio do Louvre, construído como uma fortaleza no reinado de Felipe III no século XII. Devido à expansão urbana a fortaleza perdeu sua função protetiva e em 1546 foi transformada em residência oficial dos reis franceses. A construção foi ampliada, modificada até se tornar um luxuoso palácio real.
Quando em 1682 Luís XIV escolheu o Palácio de Versalhes como sua residência oficial, e o Louvre passa a ter função exibir a coleção real, incluindo posteriormente um grande número de esculturas romanas. Em 1692 o prédio foi ocupado pela Académie des Inscriptions et Belles-Lettres e pela Academia Real de Pintura e Escultura e passou mais de cem anos cumprindo essa função. Com a Revolução Francesa foi decretado pela Assembleia Nacional Constituinte que Louvre se transformasse em museu para exibir a História Nacional e também assume o caráter de símbolo da República recém-instituída. Durante os séculos XVIII e XIX os acervos foram crescendo, até mesmo Napoleão Bonaparte tentou se apropriar do Louvre e o nomeou como Museu Napoleão.
Durante todo o Séc. XX o Louvre passou por transformações, porém a mais significativa aconteceu em 1981, quando o presidente François Mitterrand lançou o projeto do Grand Louvre, que ampliou e modernizou o espaço, e se iniciou a instalação da Grande Pirâmide. O Louvre é hoje um dos museus com os maiores e mais importante acervos do mundo, além de ser um dos mais visitados.
Na imagem foto da fachada do Louvre e visitantes na fila de entrada.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura