9 de Agosto de 1995

No dia 9 de Agosto de 1995 foram surpreendidos por policiais e jagunços e se iniciou o tiroteio. Nove posseiros foram assassinados na troca de tiros, incluindo uma criança de nove anos. Dois policiais e um jagunço morreram. Os posseiros afirmam que além dos sete desaparecidos, outros foram assassinados e enterrados em covas clandestinas e que o número de mortos é bem maior. Antenor Duarte, latifundiário proprietário da fazenda se safou da acusação de ser o mandante da ação. O caso ainda não teve solução e os culpados continuam com seus nomes limpos.
O conflito é só uma pequena amostra da violência estatal/latifundiária no campo brasileiro, que sempre ocorreu, se agravou na Ditadura Civil-Militar e segue ocorrendo. Em 1996 temos o Massacre de Eldorado dos Carajás, no sul do Pará em circunstâncias parecidas.
Na imagem: Camponeses rendidos por policiais e jagunços em Corumbiara.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura