Expedição Kon-Tiki | Hoje Na História

7 de Agosto de 1947

Há 73 anos, em 07 de Agosto de 1947 chegava ao fim um dos mais inusitados experimentos antropológicos que se tem notícia: a Expedição Kon-Tiki!

O experimento tratou-se de uma viagem de jangada em 1947 pelo Oceano Pacífico, da América do Sul até a região do Taiti, liderada pelo explorador e escritor norueguês Thor Heyerdahl, acompanhado de mais 5 aventureiros, que desejavam provar que nativos americanos teriam contribuído com a ocupação humana da Polinésia, com destaque para a Ilha de Páscoa, onde Thor havia feito algumas escavações arqueológicas. A jangada recebeu o nome de Kon-Tiki um dos nomes antigos do deus inca Viracocha.

A Kon-Tiki deixou Callao no Peru, na tarde de 28 de abril de 1947 e avistou terra pela primeira vez no dia 30 de Julho (atol de Puka-Puka, mais 6000 km distante do ponto de partida, o dobro da distância da ilha da Páscoa do litoral do Peru).

Em 7 de agosto, a viagem terminou quando a jangada atingiu um recife e acabou sendo encalhada em uma ilhota desabitada no atol de Raroia, nas Ilhas Tuamotus, parte da Polinésia Francesa. A equipe percorreu uma distância de cerca de 6.980 km em 101 dias, a uma velocidade média de 1,5 nós (2,8 km/h).

Depois de passar alguns dias sozinhos na pequena ilhota, a tripulação foi resgatada por homens de uma vila de uma ilha próxima que chegaram em canoas, depois de verem alguns destroços da balsa.

Hoje, estudos genéticos corroboram as ideias de Thor Heyerdahl, que sempre foi criticado pelo uso seletivo de fontes para fundamentar suas teorias sempre controversas, pois descobriu-se que o DNA dos nativos da Ilha da Páscoa tem em média 76% de origem polinésia, 8% nativa americana e 16% europeia. A análise mostrou que “embora a linhagem europeia pudesse ser explicada pelo contato com europeus brancos depois que a ilha foi “descoberta” em 1722 por marinheiros holandeses, o componente sul-americano era muito mais antigo, datando entre 1280 e 1495, logo após a ilha ser colonizado pela primeira vez pelos polinésios no século XII.

Na imagem, a jangada Kon-Tiki, no museu em sua homenagem, em Oslo.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Lazaro Coelho, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay. Você pagou aquele boleto, deu cashback e você não vai usar, não vai fazer falta? Então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica. Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.