05 de Agosto de 642

Hoje voltaremos no tempo para lembrarmos de um dos reis que compõe o quadro histórico que remonta a formação e organização da monarquia inglesa. Há 1378 anos morria em batalha Oswald da Nortúmbria. Localizada na porção nordeste do atual território da Inglaterra, os dois reinos que antes formavam essa região, a Bernicia e a Deira, tinham acabado de ser unificados. Seu pai, Æthelfrith, chegou a comandar as duas coroas quando do seu casamento com a princesa Acha, mãe de Oswald. Após a morte daquele, toda a família migrou para o norte, fugindo do tio que ocuparia o trono.
A família ficou sobre a responsabilidade do monarca de Dál Riata, um dos reinos da Escócia. Ali, Oswald e toda a família, até então pagãos, converteram-se ao cristianismo. Segundo as fontes, o jovem cresceu e se tornou um grande guerreiro. Com um pequeno mas bem treinado exército, conseguiu destituir o tio usurpador do trono, tornando-se o dirigente da Notúmbria. Segundo os relatos, ele teria mandado que uma cruz fosse erguida antes da batalha e ordenado aos soldados que todos se ajoelhassem e rezassem. Depois de vencerem a batalha, todos foram convertidos ao catolicismo.
A partir daí, Oswald teria governado seu povo com sabedoria e bondade. Teria sido um grande divulgador do cristianismo, tendo mandado erguer igrejas e santuários. Mesmo antes de morrer, era considerado um rei santo. Depois de sua morte em batalha, defendendo seu reino dos pagãos, foi rapidamente canonizado. Alguns historiadores, no entanto, chamam a atenção para o fato de que havia grande disputa territorial naquele momento e, portanto, provavelmente, Oswald teria perecido em um avanço ofensivo contra os vizinhos mércios, ao tentar ampliar seus domínios.
Na imagem temos uma representação de Oswald em uma iluminura em manuscrito do século 13

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura