2 de Agosto de 1989

Em 2 de Agosto de 1989 falecia um dos maiores ícones da Música Popular Brasileira, o Gonzagão. Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em Exu, Pernambuco, no dia 13 de Dezembro de 1912.
Sua paixão pela música surgiu observando seu pai, Januário José dos Santos do Nascimento, músico acordeonista, luthier e trabalhador assalariado num latifúndio. Ainda na adolescência Luiz Gonzaga se apresentava em feiras, forrós e bailes acompanhado de seu pai, para complementar a renda da família e por amor a música. Aos 18 anos Gonzaga se envolveu com a filha de um coronel da região e quase foi morto por isso, também sofreu a rejeição da própria família. Por estar num mato sem cachorro serviu o Exército em 1930 em Fortaleza e passou nove anos como militar.
Nos anos 1940 foi para o Rio de Janeiro após dar baixa no Exército para tentar sua carreira como músico, tocando em feiras, bares e outros lugares para ganhar a vida. Após alguns anos passou a fazer sucesso, se apresentar em rádios, casas de show e posteriormente na TV. Sua vida pessoal sempre foi muito conturbada e controversa, principalmente por ter deixado os cuidados do seu filho Luiz Gonzaga dos Nascimento Junior, o Gonzaguinha, nas mãos de terceiros. Depois de décadas os dois fizeram as pazes. Luiz Gonzaga ficou conhecido como Rei do Baião, um dos maiores expoentes da cultural brasileira. Luiz Gonzaga faleceu devido a uma parada cardiorrespiratória em 1989.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura