01 de Agosto de 1927

Em 1 de Agosto de 1927, há 93 anos, acontecia a Revolta de Nanchang . A Revolta é o primeiro embate bélico significativo entre o Kuomintang (Partido Nacionalista) e o Partido Comunista da China durante a Guerra Civil Revolucionária.
Os reacionários representados pelo Kuomintang se rebelaram em Nanchang, após o rompimento da primeira aliança entre o KMT e o Partido Comunista Chinês. Eles apressaram uma revolta camponesa na província para suprimir o Partido Comunista na região. Após um cerco das forças do KMT, os comunistas conseguiram se retirar para as montanhas e acumular forças novamente. O dia é comemorado na China como o primeiro grande embate entre os revolucionários e os reacionários e a data de criação do Exército Popular de Libertação.
A China, um dos impérios mais desenvolvidos do mundo segundo Hegel, sofreu a ação impiedosa do imperialismo, principalmente pelas mãos dos Ingleses durante todo o século 19. As Guerras do Ópio, o Tratado de Nanquim e a dura repressão a Revolta dos Taiping marcaram um processo de rapina e empobrecimento do Império, com um número de mortos que beira os cem milhões muito antes da Segunda Guerra Mundial. O Partido Comunista Chinês, fundado em 1923, travou uma dura luta até a libertação do país em 1949, quando é fundada a República Popular da China. Em 70 anos a revolução retirou quase um bilhão de pessoas da miséria e hoje caminha para ser a primeira potência mundial.
Na imagem: Pintura a óleo representando a Revolta de Nanchang

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura