O Vietnã Vai ao Espaço | Hoje Na História

23 de Julho de 1980

Se há um limite pela qual a investigação e a exploração humana se debruçam é o espaço sideral. Homens e mulheres das mais diversas nacionalidades sonham em ir para o espaço, afinal quem nunca sonhou em ser astronauta?

Phạm Tuân, um oficial das força aérea do Vietnã, carrega na sua biografia uma distinção nesse tema: foi a primeira pessoa de sua nacionalidade, e o primeiro asiático não-soviético, a viajar para o espaço.

Tal façanha ocorreu há 40 anos, no dia 23 de julho de 1980, quando Phạm Tuân decolou do Cosmódromo de Baikonur, a bordo da Soyuz 37, acompanhado do cosmonauta soviético Viktor Gorbatko, em rumo à estação espacial Salyut 6, em uma missão da Interkosmos, o programa espacial soviético destinado para os aliados da URSS desenvolverem suas experiências no espaço.

Ao todo Phạm Tuân passou 7 dias, 20 horas e 42 minutos no espaço, e retornou para à Terra no dia 31 de julho de 1980 após ter completado 142 órbitas. A viagem de volta ao nosso planeta – que por sinal não é plano – se deu à bordo da Soyuz 36.

Hoje Phạm Tuân está aposentado, com a patente de tenente-general, além de ser diretor do Departamento Geral da Indústria de Defesa do Ministério da Defesa do Vietnã, casado e pai de duas crianças.

Na imagem foto de Phạm Tuân para divulgação de sua missão


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura


Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.