O Vietnã Vai ao Espaço | Hoje Na História

23 de Julho de 1980

Se há um limite pela qual a investigação e a exploração humana se debruçam é o espaço sideral. Homens e mulheres das mais diversas nacionalidades sonham em ir para o espaço, afinal quem nunca sonhou em ser astronauta?

Phạm Tuân, um oficial das força aérea do Vietnã, carrega na sua biografia uma distinção nesse tema: foi a primeira pessoa de sua nacionalidade, e o primeiro asiático não-soviético, a viajar para o espaço.

Tal façanha ocorreu há 40 anos, no dia 23 de julho de 1980, quando Phạm Tuân decolou do Cosmódromo de Baikonur, a bordo da Soyuz 37, acompanhado do cosmonauta soviético Viktor Gorbatko, em rumo à estação espacial Salyut 6, em uma missão da Interkosmos, o programa espacial soviético destinado para os aliados da URSS desenvolverem suas experiências no espaço.

Ao todo Phạm Tuân passou 7 dias, 20 horas e 42 minutos no espaço, e retornou para à Terra no dia 31 de julho de 1980 após ter completado 142 órbitas. A viagem de volta ao nosso planeta – que por sinal não é plano – se deu à bordo da Soyuz 36.

Hoje Phạm Tuân está aposentado, com a patente de tenente-general, além de ser diretor do Departamento Geral da Indústria de Defesa do Ministério da Defesa do Vietnã, casado e pai de duas crianças.

Na imagem foto de Phạm Tuân para divulgação de sua missão


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Lazaro Coelho, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!


Você também pode nos financiar via PicPay. Você pagou aquele boleto, deu cashback e você não vai usar, não vai fazer falta? Então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica. Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura


Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.