23 de Julho de 1980

Se há um limite pela qual a investigação e a exploração humana se debruçam é o espaço sideral. Homens e mulheres das mais diversas nacionalidades sonham em ir para o espaço, afinal quem nunca sonhou em ser astronauta?
Phạm Tuân, um oficial das força aérea do Vietnã, carrega na sua biografia uma distinção nesse tema: foi a primeira pessoa de sua nacionalidade, e o primeiro asiático não-soviético, a viajar para o espaço.
Tal façanha ocorreu há 40 anos, no dia 23 de julho de 1980, quando Phạm Tuân decolou do Cosmódromo de Baikonur, a bordo da Soyuz 37, acompanhado do cosmonauta soviético Viktor Gorbatko, em rumo à estação espacial Salyut 6, em uma missão da Interkosmos, o programa espacial soviético destinado para os aliados da URSS desenvolverem suas experiências no espaço.
Ao todo Phạm Tuân passou 7 dias, 20 horas e 42 minutos no espaço, e retornou para à Terra no dia 31 de julho de 1980 após ter completado 142 órbitas. A viagem de volta ao nosso planeta – que por sinal não é plano – se deu à bordo da Soyuz 36.
Hoje Phạm Tuân está aposentado, com a patente de tenente-general, além de ser diretor do Departamento Geral da Indústria de Defesa do Ministério da Defesa do Vietnã, casado e pai de duas crianças.
Na imagem foto de Phạm Tuân para divulgação de sua missão

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://apoia.se/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura