Chartres e o Ducado da Normandia | Hoje Na História

20 de Julho de 911

Vikings, normandos, dinamarqueses, diversos são os nomes atribuídos aos escandinavos que pilharam a costa do mar do Norte e diversos rios europeus durante a Alta Idade Média. Um dos povos que mais sofreram com os ataques desses guerreiros fabulosos, tão admirados na atualidade, foram os francos. Paris, duas vezes, Charleroi, Leuven e Chartres foram algumas das cidades atacadas por vikings ao longo dos século 9 e 10.

O Cerco de Chartres de 911 representa um desses ataques, e um dos decisivos, pois foi após esse cerco que francos e dinamarqueses assinaram o Tratado de Saint-Clair-sur-Epte onde os francos cedem aos normandos a região da Nêustria em troca de vassalagem, conversão religiosa e proteção contra as incursões de outros vikings no estuário do rio Sena. Nascia assim o Ducado da Normandia, um dos territórios mais importantes em termos políticos da Alta Idade Média, ao ponto de pouco mais de um século depois os normandos invadiram a Inglaterra e tomaram para si o trono de Eduardo, o Confessor.

Esse acordo foi assinado após o cerco de Chartres, uma das importantes cidades francas, que resultou em um impasse entre as forças de Rollo, líder dos normandos, e de Carlos III, o Simples, rei dos francos. Justamente esse impasse militar e a incapacidade dos francos em expulsar de suas terras ocidentais os normandos que leva a criação dos laços de suserania e vassalagem entre normandos e vikings. Laços esses que serão mantidos pelo restante da história feudal da França até a total incorporação dos normandos como súditos da coroa francesa e sua consequente galicização.

Na imagem La vittoria dei carnutesi sui normanni, Padovanino (1618), Pinacoteca di Brera, Milão (Itália)


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://apoia.se/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura


Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.