19 de Julho de 1979

Há 41 anos a Revolução Sandinista triunfava na Nicarágua. O país foi invadido pelos E.U.A em 1930, e desde então foi governado por títeres do imperialismo estadunidense, através de um regime ditatorial vinculado a família Somaza de 1936 a 1979.
A Frente Sandinista de Libertação Nacional foi fundada em 1961 por marxistas, porém outros grupos avançados que queriam a libertação do país também se aproximaram. A organização foi batizada em homenagem a Augusto César Sandino, líder da resistência contra a invasão na década de 30. A ditadura dos Somaza já estava desgastada, mas após Anastasio Somoza Debayle assumir o poder a situação do país piorou. Ele ficou conhecido como o “Diabo da Nicarágua”. Um terremoto destruiu o país em Dezembro de 1972, Anastacio e sua burocracia foram acusadas pelos trabalhadores de desviar o dinheiro destinado a reconstrução do país. Os ânimos foram se afervescendo e as massas passaram a aderir ao Sandinismo progressivamente.
Com a vitória de Jimmy Carter nas eleições de 1975, e sua política dos “Direitos Humanos” as ditaduras que os E.U.A havia ajudado a implementar no mundo foram aos poucos perdendo apoio do país, pois os regimes já tinham cumprido as suas tarefas fundamentais, a principal delas foi arrebentar com a correlação de forças favorável aos trabalhadores que ameaça a ordem nos anos 60. A partir de 1977 o apoio à ditadura foi vinculado ao “respeito aos direitos humanos” pelos E.U.A. Com um governo extremamente desgastado, sem apoio internacional, com as greves, mobilizações e ações armadas dos Sandinistas, em 1979 o regime é derrubado.
As terras dos Somozas foram estatizadas, foi realizada uma grande reforma agrária, os bancos foram nacionalizados e iniciou-se uma campanha de alfabetização em massa. O Sandinistas garantiram um governo provisório, que compunha até opositores, para instaurar uma república democrático-popular. Em 1984 o fundador e líder mais importante do movimento, Daniel Ortega foi eleito com 60% dos votos.
Na imagem, massas populares apoiando o Sandinismo e Daniel Ortega

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura