Dicionário Biográfico de Personalidades Medievais
Você também pode ouvir esse drops no miniplayer abaixo e nos apps de podcasts
Você também pode ouvir o episódio no Apple Podcasts, Spotify, Google Podcasts, Castbox e no Deezer além de demais agregadores de podcasts. Você também pode baixar o episódio clicando aqui
Assine: Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | Castbox | Deezer | Android | RSS

Um dos gêneros historiográficos que mais se desgastou ao longo dos últimos 70 anos por conta das inovações metodológicas propostas tanto pela revista dos Annales e pela Nouvelle Histoire, inovações bem-vindas e mudaram profundamente a metodologia da ciência histórica, foi a biografia.
A história ao se distanciar dos grandes nomes e dos grandes feitos também acabou por se afastar também da biografia, gênero consagrado justamente por retratar a vida desses mesmo grandes nomes. Porém mesmo com o advento da história problema, da história que busca fazer um estudo do processo histórico e suas relações com as temporalidades, a biografia pode sim ser um formato útil tanto para historiadores quanto leitores para se compreender a história e seu processo normativo.

Esse é o caso de Homens e Mulheres da Idade Média, volume organizado por Jacques Le Goff, onde reúne um série de pequenos textos sobre as mais diversas personalidades de todo o período dito medieval. Fugindo da velha historia magister vita, na qual alguns historiadores tiveram como base para a escrita de suas biografias, os textos aqui presentes tratam essas personagens, na sua grande maioria notáveis, não como exemplos de vida a serem seguidas, mas sim colocando à perspectiva da história-questão, os pequenos panoramas biográficos servem mais para pensar aspectos da história medieval do que realmente conhecer a vida dessas personagens, ou o que seria pior, abordar essas vidas com o teor moral que é um tanto comum às biografias mais usuais.
Essa abordagem não poderia ser diferente, afinal entre os nomes que assinam os textos no volume se encontram figuras como Jean-Claude Schmitt, com quem Le Goff trabalhou previamente no Dicionário Analítico do Ocidente Medieval , Jean Delumeau, Bruno Dumézil e Danielle Bohler. Cabe notar o trabalha de tradução executado por Nícia Adan Bonatti, que respeita o original e a terminologia medievalística.
A versão brasileira editada pela Estação Liberdade é acompanhada de vasta coleção de imagens e mapas, além de informações cronológicas e uma vasta bibliografia indicando rumos de leituras e investigações. Isso tudo em papel de qualidade e capa dura. Um excelente volume para consultas constantes para pesquisadores e entusiastas do milênio medieval.

Contato: medievalissimo@gmail.com

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura