14 de Julho de 1789

Há 231 anos, o povo de Paris punha abaixo o maior símbolo de opressão do Absolutismo em Paris: A Bastilha!
O evento, ocorrido em uma terça-feira como hoje, mas em 14 de julho de 1789, foi a primeira grande intervenção do povo parisiense no desenrolar da Revolução e na vida política francesa pelos anos seguintes. Por isto, é tido como o grande marco do início da Idade Contemporânea em diversas correntes historiográficas.
Favoráveis ao Terceiro Estado, que tinham proclamado a Assembleia Constituinte 5 dias antes. A agitação do povo parisiense está no auge após a demissão de Jacques Necker e o fato da presença de tropas mercenárias prussianas e austríacas nos arredores da cidade.
Um evento sem precedentes por suas repercussões, políticas, simbólicas e culturais, a rendição da Bastilha teve o efeito de um terremoto eu varreu a Europa, ao mostrar o povo não apenas resistindo, mas derrotando a tirania. Defendida por cem homens que mataram quase cem manifestantes, ao ser tomada contava com apenas seis prisioneiros, porém era usada como depósito de armas, que foram tomadas pelo povo.
Sua importância deve-se ao fato de marcar o colapso da administração real da capital do então reino da França e justamente por isto ter uma enorme carga simbólica na cultura republicana. Por isto, o 14 de julho é o grande feriado nacional francês!
Vive La France! Vive la révolution!
Na imagem, comemoração do primeiro dia da Bastilha, no Campo de Marte, Paris, 1790.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês
Financiadores desse post
Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Giovanni Alecrim, Gui Aschar, Henrique Mundim, Juliana Santoros, Lucas Prestes, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura