Rebelião de Stonewall Inn | Hoje Na História

28 de Junho de 1969

Há 51 anos acontecia um dos episódios mais importantes da história do movimento LGBTQIA+ moderno: a Rebelião Stonewall, uma luta entre a comunidade LGBTQIA+ e as forças policiais de Nova York.

A Stonewall Inn é um bar gay localizado no Greenwich Village, tradicional bairro boêmio nova iorquino, e considerado um dos grandes pontos de encontro e convivência na noite para a comunidade LGBTQIA+.

Na manhã desse dia a polícia, usando a desculpa de que a propriedade era da Máfia e usada como lavagem de dinheiro, e prendeu diversas pessoas. Como respostas a comunidade se uniu e fez uma série de protestos, que logo se tornaram violentos por conta da resistência contra os ataques policiais. Em poucas horas cerca de 600 se entricheiraram no bar como símbolo de resistência e protesto.

A rebelião durou dois dias, no primeiro dia a força policial não passava de 10 oficiais, no segundo dia diversas delegacias enviaram suas tropas de choque para reprimir a rebelião, e houve um aumento do número de revoltosos dentro e fora do bar, e passaram de 1000.

O bar se tornou um monumento nacional durante o governo Obama e o dia 28 de junho passou a ser celebrado mundialmente como o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Precisamos nos lembrar que o Brasil é um dos países mais homotransfóbicos do mundo, sendo o país que mais mata LBTQIA+s no mundo, em 2019 foram registradas 329 mortes por conta da homotransfobia, uma morte a cada 26 horas. 

É papel de todes lutar pelos direitos LGBTQIA+ e acabar com a homotransfobia.

Na imagem foto de revoltosos protestando durante a Rebelião de Stonewall


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Paula Guisard, Reverson Nascimento, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!


Você também pode nos financiar via PicPay. Você pagou aquele boleto, deu cashback e você não vai usar, não vai fazer falta? Então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica. Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura


Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.