23 de Junho de 1940

Há 80 anos, em 23 de junho de 1940, Adolf Hitler fez uma excursão pela Paris tomada pelos alemães nove dias antes. Acompanharam-no de perto o ministro da Propaganda, Joseph Goebbels e o ministro do Armamento e também arquiteto-chefe do Reich, Albert Speer.
Muito se falou da participação francesa na Segunda Guerra do ponto de vista de rendição de 1940, sendo que sempre houve franceses que resistiram à ocupação nazista. Também houve colaboração, mas Hitler nunca sentiu-se seguro o bastante para retornar à Cidade Luz durante o resto do conflito.
Também são famosas as imagens da população de Paris oscilando entre o desespero e a estupefação com a chegada dos nazistas. Sem dúvida, as imagens de Hitler andando em frente à Torre Eiffel tem um componente dos mais aterrorizantes da História recente. O que seguiu-se à este passeio foi o genocídio dos judeus franceses enviados para os campos de extermínio. O início de Vichy e sua subserviente colaboração com a barbárie, enfim uma esperança a menos em um mundo que estava literalmente em chamas.
Mas também foi o nascimento da Resistência. Sem dúvida foi o último momento que Hitler sentiu-se completamente seguro. Ele próprio escreveu mais de uma vez que foi o seu último momento de gozo tranquilo do poder. Dali em diante sempre estaria acuado. Talvez atacando, mas sempre precisando fazer recuos.
Em momentos atuais, talvez sejamos tentados a nos espelhar nos franceses que assombrados pelo terror, pareciam inertes. Devemos lembrar que este mesmo terror se afugenta ao menor sinal de ação, pois o autoritarismo é sempre o distintivo dos covardes. Sejamos resistência, sejamos firmes!
Na imagem, Hitler caminha em frente à Torre Eiffel com seu Estado Maior, ladeado por Goebbels e Speer, em 23 de junho de 1940. Uma cena fantasmagórica fazendo jus à figura fotografada.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura