Um passeio por Paris | Hoje Na História

23 de Junho de 1940

Há 80 anos, em 23 de junho de 1940, Adolf Hitler fez uma excursão pela Paris tomada pelos alemães nove dias antes. Acompanharam-no de perto o ministro da Propaganda, Joseph Goebbels e o ministro do Armamento e também arquiteto-chefe do Reich, Albert Speer.

Muito se falou da participação francesa na Segunda Guerra do ponto de vista de rendição de 1940, sendo que sempre houve franceses que resistiram à ocupação nazista. Também houve colaboração, mas Hitler nunca sentiu-se seguro o bastante para retornar à Cidade Luz durante o resto do conflito.

Também são famosas as imagens da população de Paris oscilando entre o desespero e a estupefação com a chegada dos nazistas. Sem dúvida, as imagens de Hitler andando em frente à Torre Eiffel tem um componente dos mais aterrorizantes da História recente. O que seguiu-se à este passeio foi o genocídio dos judeus franceses enviados para os campos de extermínio. O início de Vichy e sua subserviente colaboração com a barbárie, enfim uma esperança a menos em um mundo que estava literalmente em chamas.

Mas também foi o nascimento da Resistência. Sem dúvida foi o último momento que Hitler sentiu-se completamente seguro. Ele próprio escreveu mais de uma vez que foi o seu último momento de gozo tranquilo do poder. Dali em diante sempre estaria acuado. Talvez atacando, mas sempre precisando fazer recuos.

Em momentos atuais, talvez sejamos tentados a nos espelhar nos franceses que assombrados pelo terror, pareciam inertes. Devemos lembrar que este mesmo terror se afugenta ao menor sinal de ação, pois o autoritarismo é sempre o distintivo dos covardes. Sejamos resistência, sejamos firmes!

Na imagem, Hitler caminha em frente à Torre Eiffel com seu Estado Maior, ladeado por Goebbels e Speer, em 23 de junho de 1940. Uma cena fantasmagórica fazendo jus à figura fotografada.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Paula Guisard, Reverson Nascimento, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay. Você pagou aquele boleto, deu cashback e você não vai usar, não vai fazer falta? Então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica. Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.