22 de Junho de 1945

Há 75 anos terminava uma das principais batalhas da Guerra do Pacífico, o grande teatro na Ásia durante a Segunda Guerra Mundial, a Batalha de Okinawa. Travada por forças lideradas pelos EUA, que incluíam militares do Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, contra as forças do Império Japonês.
A batalha é conhecida como Operação Iceberg ou como Chuva de Aço, Testu no Ame, e teve papel fundamental para o final da guerra no Pacífico, pois com a queda de Okinawa, a maior ilha do sul do Japão, as forças Aliadas tinham conseguido espaço para ancorar sua frota, campos de pouso e decolagem, além de terrenos para acampar tropas terrestres.
Os dois lados do conflito sofreram perdas militares enormes, tanto em baixas, ao todo se estipula que até 130 mil soldados perderam a vida nessa batalha, além de perder diversos aviões e navios, incluindo o encouraçado Yamato, a principal arma da armada imperial.
Okinawa se tornou a grande base para a operação que levaria a invasão do Japão, e a posterior rendição do imperador Hiroito para as forças Aliadas e consequentemente o final da Segunda Guerra Mundial.
Na imagem foto de dois fuzileiros navais do 2º Batalhão do 1º Regimento de Fuzileiros Navais dos EUA durante a Batalha de Okinawa atribuída ao sargento Walter F. Kleine

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês
Financiadores desse post
Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura