22 de Junho de 1945

Há 75 anos terminava uma das principais batalhas da Guerra do Pacífico, o grande teatro na Ásia durante a Segunda Guerra Mundial, a Batalha de Okinawa. Travada por forças lideradas pelos EUA, que incluíam militares do Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, contra as forças do Império Japonês.
A batalha é conhecida como Operação Iceberg ou como Chuva de Aço, Testu no Ame, e teve papel fundamental para o final da guerra no Pacífico, pois com a queda de Okinawa, a maior ilha do sul do Japão, as forças Aliadas tinham conseguido espaço para ancorar sua frota, campos de pouso e decolagem, além de terrenos para acampar tropas terrestres.
Os dois lados do conflito sofreram perdas militares enormes, tanto em baixas, ao todo se estipula que até 130 mil soldados perderam a vida nessa batalha, além de perder diversos aviões e navios, incluindo o encouraçado Yamato, a principal arma da armada imperial.
Okinawa se tornou a grande base para a operação que levaria a invasão do Japão, e a posterior rendição do imperador Hiroito para as forças Aliadas e consequentemente o final da Segunda Guerra Mundial.
Na imagem foto de dois fuzileiros navais do 2º Batalhão do 1º Regimento de Fuzileiros Navais dos EUA durante a Batalha de Okinawa atribuída ao sargento Walter F. Kleine

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://apoia.se/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura