Batalha do Kosovo | Hoje Na História

15 de Junho de 1389

Há 6311 anos acontecia um dos episódios que moldaria a história dos Bálcãs: a Batalha do Kosovo (Косовска битка, em sérvio). Embate entre as forças sérvias e bósnias, todas cristãs, lideradas pelo príncipe da Morávia Sérvia Lazar Hrebeljanović, contras as forças do Império Otomano lideradas pelo sultão Murad I. A batalha teve como palco o que ficou conhecido como Campo do Kosovo, cerca de 5km da atual cidade de Pristina, capital do Kosovo.

A batalha foi um verdadeiro banho de sangue, como apontam as, escassas, fontes históricas. A maioria dos soldados dos dois exércitos acabou sendo morta em combate, inclusive Lazar e Murad.

Apesar da vitória otomana, que basicamente conquistaram totalmente os Bálcãs, afinal a nobreza sérvia sofrera duras perdas, a Batalha do Kosovo é amplamente comemorada pelos sérvios desde então, afinal foi por conta dessa batalha que se deu uma união sérvia após o Império Sérvio (1346-1371).

Um dos aspectos nos mostra a importância que a data tem para os povos balcânicos é o fato de que até hoje a data é celebrada como feriado nacional, conhecido como Vidovdan (ou dia de São São Vito). Slobodan Milošević, último presidente da Iugoslávia, entregou um dos seus discursos mais conhecidos, o Gazimestan, onde enalteceu os teores nacionalistas sérvios, o que acabou por aumentar as tensões étnicas e políticas entre sérvios e albaneses no Kosovo.

Na imagem quadro Kosovski Boj, datado de 1953, do artista iugoslavo Petar Lubarda


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://apoia.se/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura


Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.