11 de Junho de 1910

Há 110 anos nascia em Saint-André-de-Cubzac, França, o explorador, mergulhador e cineasta Jacques Cousteau. Além das atribuições acima, Cousteau também foi um estudioso do mar e da vida marinha, sendo um dos responsáveis pela invenção e desenvolvimento do Aqua-lung, mecanismo que permite ao mergulhador respirar em águas profundas. Por esse e outros méritos, Cousteau foi membro da Académie Française, de 1988 até a sua morte em 1997, ocupando a cadeira 17, a mesma ocupada, por entre outras pessoas, Louis Pasteur.
Talvez a sua obra mais reconhecida seja O Mundo Silencioso, tanto a série de livros quanto sua adaptação cinematográfica, onde o nosso explorador revela um mundo ainda não conhecido no fundo dos mares e oceanos. Cousteau ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1956 pelo filme, se tornando o primeiro documentário a conseguir tal honraria, feito somente igualado em 2004 por Michael Moore e seu Fahrenheit 9/11.
Cousteau morreu em 25 de junho de 1997, aos 87 anos, deixando um legado de beleza e devoção aos mares.
Na imagem fotografia do comandante Jacques Cousteau datada de 1972, em uma conferência na cidade francesa de La Haye.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura