6 de Junho de 1984

Há 36 anos, em 06 de Junho de 1984, era lançado um dos jogos de videogame mais aclamados do mundo: o Tetris. O engenheiro da computação soviético Alexey Pajitnov se inspirou no quebra-cabeça grego “Pentaminó” e decidiu criar uma versão eletrônica do mesmo. Alexey ficou fissurado a versão física do Pentaminó e se apercebeu do potencial de entretenimento do jogo.
Apesar de ter a ideia central, Alexey não estava sozinho nesta empreitada e os desenvolvedores Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov trabalharam ativamente no projeto. Os mesmo eram engenheiros informáticos no Centro de Computadores da Academia Russa das Ciências, neste momento Vadim Gerasimov tinha somente 16 anos.
O jogo circulou de maneira informal até cair nas mãos de um empresário Inglês, na Hungria. Robson Stein se apropriou da invenção e a vendeu em diversos países, o que posteriormente gerou uma contenta jurídica pelos direitos do jogo. A Nintendo acabou ficando com os direitos, até mesmo Mikhail Gorbachev chegou a ser cotatado para mediar o conflito. Hoje versões locais circulam na Federação Russa e a Nintendo não interfere, pois a Federação reivindica a criação soviética do jogo.
Na imagem: representação gráfica de Alexey Pajitnov ao lado de um Jogo de Tetris.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura