05 de Junho de 1916

Em 5 de junho de 1916, há 104 anos, o Xarife de Meca, Huceine Ibne Ali, deu início a revolta árabe contra o Império Otomano.
Os otomanos ocupavam a região da península Arábica desde o século XVI sempre concentrados nas regiões litorâneas deixando o interior desértico da península para as tribos árabes, muitas delas nômades. Com o início da primeira guerra, o Xarife Huceine Ibne Ali da início a revolta com a intenção de criar um estado árabe unificado desde Alepo, na Síria, até Áden, no Iémen. No primeiro ano da revolta os árabes reuniram cerca de 30.000 sodados para combater os otomanos.
Com o início da guerra os árabes se aliaram a outros dois inimigos do império Otomano, os Franceses e Ingleses que forneceriam armas e suplementos para as tropas árabes. Então enquanto os Ingleses atacavam o coração do império os árabes combatiam na península Arábica, sendo conhecidos por suas operações de sabotagem, principalmente ataque as os trens que levavam suprimentos para a retaguarda.
Uma figura emblemática da revolta árabe foi o tenente Thomas Edward Lawrence, ou Lawrence da Arábia. Como já era arqueólogo antes da guerra Lawrence tinha muito contato e simpatia com os árabes, o que auxiliou muito na sua atuação com os revoltosos.
A revolta terminou com a derrota do império Otomano em 1918. Porém os Árabes foram traídos pelos ingleses e franceses que impediram a criação do Estado Árabe Unificado com a colonização da região pelos dois países.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês
Financiadores desse post
Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura