Coroação de Afonso X, o Sábio | Hoje Na História

1 de Junho de 1252

Há 768 anos era coroado como rei de Leão e Castela Afonso X, que viria ser cognominado O Sábio e O Astrólogo – lembrando que no período medieval a palavra astrologia era tanto o estudo místico do cosmos como sua observação científica.

Afonso X era membro da Dinastia de Borgonha, mesma dinastia responsável pela formação do reino de Portugal, sendo sucessor de Ferdinando III, o Santo, foi responsável por um período de florescimento cultural e científico na Península Ibérica.

Atuando tanto dentro dos reinos em que era monarca, Afonso X atual militarmente em Portugal, em Al-Andalus, atua Andaluzia, além de possuir pretensões para eleição para sacro-imperador de 1257, além de pretensões para o reino da Alemanha e do ducado da Gasconha, sendo assim uma figura proeminente da aristocracia europeia do século 13.

Porém foi no campo da cultura, mais precisamente da literatura e da música, onde Afonso X floresceu: foi em seu reinado que foram compostas e compiladas algumas das manifestações mais conhecidas da literatura ibérica do período medieval, as Cantigas de Santa Maria. Afonso X também foi autor de diversas cantigas e trovas ao estilo galego, empreendendo uma verdadeira cultura trovadoresca em sua corte.

Também foi responsável pela escrita do primeiro código de leis em língua vernacular, as
Siete Partidas, além de ter patrocinado a criação das tábuas afonsinas, um codex com a posição do sol com incrível precisão, e por conta disso foi homenageado com o nome de um cratera lunar, a Alphonsus. 

Na imagem retrato de Alfonso X do codex Tumbo ‘A’ de Santiago (datado entre 1229 e 1255)


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Lazaro Coelho, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!


Você também pode nos financiar via PicPay. Você pagou aquele boleto, deu cashback e você não vai usar, não vai fazer falta? Então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica. Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura


Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.