31 de Maio de 1578

Há 442 anos Henrique III, rei da França, lançava a pedra fundamental da Pont Neuf, a mais antiga ponte de Paris a chegar até os nossos dias. Contraditoriamente, Pont Neuf pode ser traduzido para o português como Ponte Nova, mostrando que apesar de ser a mais antiga ponte a chegar até os nossos dias, ela à época era considerada uma inovação técnica, urbanística e de engenharia.
A Pont Neuf liga a Île de la Cité, a ilha no rio Sena onde foi fundada Lutetia, a cidade que viria a se tornar Paris, pelos romanos, e o coração da cidade durante o período medieval, com as porções ocidentais da cidade nova.
Com 232 metros de comprimento e 72 metros de largura, a Pont Neuf foi construída no estilo românico em arcos abobadais, ao todo são 12, sete de uma margem e cinco da outra. Como ornamento foram esculpidas 381 mascarons, máscaras de pedra com temática da mitologia grega, como sátiros e silvanos.
A ponte foi considerada pelo ministério de cultura francês como um monument historique, uma distinção criada pelo Estado francês para salientar locais de relevância histórica, cultural e artísticas para a França e os franceses, ou seja, uma espécie de nível de tombamento, em 1889.
Na imagem foto da Pont Neuf ao entardecer.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês
Financiadores desse post
Alexandre Athayde, Claudia Bovo, Fabiana Jimenez, Henrique Mundim, Marcia Tereza Alfradique Quintella Diniz, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Rosi Marques
Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura