31 de Maio de 1578

Há 442 anos Henrique III, rei da França, lançava a pedra fundamental da Pont Neuf, a mais antiga ponte de Paris a chegar até os nossos dias. Contraditoriamente, Pont Neuf pode ser traduzido para o português como Ponte Nova, mostrando que apesar de ser a mais antiga ponte a chegar até os nossos dias, ela à época era considerada uma inovação técnica, urbanística e de engenharia.
A Pont Neuf liga a Île de la Cité, a ilha no rio Sena onde foi fundada Lutetia, a cidade que viria a se tornar Paris, pelos romanos, e o coração da cidade durante o período medieval, com as porções ocidentais da cidade nova.
Com 232 metros de comprimento e 72 metros de largura, a Pont Neuf foi construída no estilo românico em arcos abobadais, ao todo são 12, sete de uma margem e cinco da outra. Como ornamento foram esculpidas 381 mascarons, máscaras de pedra com temática da mitologia grega, como sátiros e silvanos.
A ponte foi considerada pelo ministério de cultura francês como um monument historique, uma distinção criada pelo Estado francês para salientar locais de relevância histórica, cultural e artísticas para a França e os franceses, ou seja, uma espécie de nível de tombamento, em 1889.
Na imagem foto da Pont Neuf ao entardecer.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura