Nasce Ralph Waldo Emerson | Hoje Na História

25 de Maio de 1803

Há 217 anos nascia em Boston, Massachusetts (EUA), o poeta e filósofo Ralph Waldo Emerson, um dos líderes do movimento transcendentalista da metade do século 19. Emerson é considerado um dos maiores nomes da poesia estadounidense.

Estudou na Universidade de Harvard, onde manteve um diário completo de suas leituras, onde iria lecionar na Divinity School anos depois. Os interesses de Emerson variavam desde a teologia quaker até o idealismo alemão do século 19, além de escritores franceses da época iluminista, como por exemplo Voltaire.

O transcendentalismo prega que há uma realidade que transcende o físico e o empírico que pode ser apreendido por uma consciência intuitiva. Entre os transcendentalista estão, além de Emerson, Henry David Thoreau, Margaret Fuller e Walt Whitman.

Apesar de ser um ferrenho opositor à escravidão, Emerson nunca se posicionou contra ela ou à favor dos abolicionistas, até o momento em que começa a Guerra de Secessão explodiu quando ele disse que os escravizados tinham o direito imortal de serem livres.

Ralph Waldo Emerson morre em 27 de abril de 1882, em Concord, cidade onde vive quase toda sua vida adulta e onde lecionava seus ensinamentos, de tuberculose. Entre suas obras mais reconhecidas estão os poemas “Brahma”, “Uriel” e “Dias”.

Na imagem retrato fotográfico de Emerson em cerca de 1857.


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Lazaro Coelho, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!


Você também pode nos financiar via PicPay. Você pagou aquele boleto, deu cashback e você não vai usar, não vai fazer falta? Então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica. Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura


Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.