25 de Maio de 1803

Há 217 anos nascia em Boston, Massachusetts (EUA), o poeta e filósofo Ralph Waldo Emerson, um dos líderes do movimento transcendentalista da metade do século 19. Emerson é considerado um dos maiores nomes da poesia estadounidense.
Estudou na Universidade de Harvard, onde manteve um diário completo de suas leituras, onde iria lecionar na Divinity School anos depois. Os interesses de Emerson variavam desde a teologia quaker até o idealismo alemão do século 19, além de escritores franceses da época iluminista, como por exemplo Voltaire.
O transcendentalismo prega que há uma realidade que transcende o físico e o empírico que pode ser apreendido por uma consciência intuitiva. Entre os transcendentalista estão, além de Emerson, Henry David Thoreau, Margaret Fuller e Walt Whitman.
Apesar de ser um ferrenho opositor à escravidão, Emerson nunca se posicionou contra ela ou à favor dos abolicionistas, até o momento em que começa a Guerra de Secessão explodiu quando ele disse que os escravizados tinham o direito imortal de serem livres.
Ralph Waldo Emerson morre em 27 de abril de 1882, em Concord, cidade onde vive quase toda sua vida adulta e onde lecionava seus ensinamentos, de tuberculose. Entre suas obras mais reconhecidas estão os poemas “Brahma”, “Uriel” e “Dias”.
Na imagem retrato fotográfico de Emerson em cerca de 1857.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura