20 de Maio de 1940

Em 20 de maio de 1940 era inaugurado Auschwitz I, local onde milhares de pessoas viriam a perder a vida sob o sistema totalitário nazista. Situado em território polonês, este foi um dos maiores campos de concentração desbaratados pelos Aliados em 1945 e entrou para a história da humanidade como o símbolo do Holocausto perpetrado pelo governo de Hitler a todos aqueles considerados inferiores racial ou intelectualmente. Judeus, ciganos, comunistas, homossexuais, pessoas portadoras de deficiência física ou cognitiva, eram perseguidos, presos e enviados para realizar trabalhos forçados.
Apesar da propaganda do governo alemão mostrar esses locais como regiões dedicadas à contenção e vigilância dessa população, sabe-se que ali eram realizados os mais macabros experimentos nos quais seres humanos não representavam muito mais do que cobaias descartáveis. Em Auschwitz experiências, histórias, culturas e ideais eram exterminados sistematicamente… Todos os dias… Crianças, idosos, famílias inteiras encontraram ali um final trágico.
Auschwitz I, na verdade, compreendia apenas a parte original de um complexo gigantesco, que possuía mais 47 outros campos quando o Exército Vermelho (URSS) tomou a região em janeiro de 1945. E foi a partir de então que realidade chocante foi revelada ao mundo mostrando um dos aspectos mais perversos do nazismo: o genocídio. Calcula-se que somente ali tenham expirados mais de um milhão de vidas.
Na foto está a principal entrada de Auschwitz I, onde pode se ler “o trabalho liberta”.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura