O Maravilhoso Mágico de Oz (L. Frank Baum) | Clio Indica

Estou tão feliz por estar em casa de novo”

Há 120 anos, em 17 de maio de 1900, era publicado pela primeira vez, The Wonderful Wizard of Oz (O Maravilhoso Mágico de Oz, no Brasil) com texto de L. Frank Baum e ilustrações de W. W. Denslow, pela George M. Hill Company.

Capa da primeira edição, 17 de Maio de 1900.

Não, você não clicou errado. Este é um Clio Indica que comemora o lançamento de um clássico da literatura infantil. Adaptada para o teatro desde 1902, com roteiro do próprio autor, para o cinema no, também clássico, filme de 1939, além de uma publicação conjunta das rivais DC Comics e Marvel em 1975. A lista de adaptações, inspirações e sequências da história de Dorothy é gigantesca.

Ilustração interna da primeira edição, mostrando o encontro de Dorothy com o Leão covarde, 1900.

A primeira edição esgotou em menos de 4 meses e as seguintes em tempos até menores nos primeiros anos de publicação. Muitos a consideram como o primeiro grande conto de fadas norte-americano e o próprio autor relatou que a narrativa era baseada em histórias que contava para seus filhos antes de dormir.

Cartaz promocional da adaptação teatral da Broadway, 1902.

No livro, acompanhamos as aventuras de Dorothy e seu cão Toto (que por muito tempo foi o nome de muitos cães em todo o mundo), que arrancados do lar que partilhava com os tios no Kansas por um ciclone e levados para a terra de Oz. Lá, ela irá se juntar a três companheiros: um leão covarde, um homem de lata sem coração e um espantalho sem cérebro.

Cartaz da adaptação cinematográfica, 1939.

Os quatro juntam-se em uma jornada pela estrada de tijolos amarelos em busca do lar, coragem, alma e sabedoria perdidos, para na conclusão descobrirem que eles sempre tiveram tudo isto dentro de si, bastando para Dorothy apenas desejar voltar para casa e concluir o livro ao dizer que “Estou tão feliz por estar em casa de novo”.

Capa da adaptação em quadrinhos do filme de 1939, arte de John Buscema, 1975.

O leitor, e a protagonista, percorrem a narrativa criando laços com seus companheiros de viagem, passando por provas e frustrações que são superadas em conjunto além estabelecer também uma interação com o ambiente que os cerca, através das inúmeras ilustrações que acompanham o texto desde a edição original.

Cartaz promocional da série livremente inspirada no livro, de 2007. Fujam!

Um livro que fala sobre amizade, crescimento e autodescoberta, onde Dorothy junta-se a Alice como uma das protagonistas da fantasia infanto-juvenil (que mais tarde influenciariam a Narizinho do Sítio do Pica-Pau Amarelo), em uma aventura para todos. Sem dúvida alguma, O Maravilhoso Mágico de Oz é uma das obras infanto-juvenis mais influentes da cultura ocidental e por isto vale a pena ser revisitado, em qualquer um de seus formatos.


FICHA TÉCNICA

Nome: O Maravilhoso Mágico de Oz
Autor: L. Frank Baum
Editora: Martin Claret
Páginas: 177 pp.

Clique aqui para adquirir O Maravilhoso Mágico de Oz e ajude o Clio a se manter no ar e produzir ainda mais conteúdo para vocês


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Cristina Lima, Elizabeth Santos, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Hannah Lima, Lazaro Coelho, Paula Guisard, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vanessa Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!


Você também pode nos financiar via PicPay. Você pagou aquele boleto, deu cashback e você não vai usar, não vai fazer falta? Então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica. Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura


Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.