08 de Maio de 1886

Há 134 anos era vendida pela primeira vez a bebida que viria a ser conhecida como Coca-Cola. O farmacêutico John Pemberton chegou em atlanta em fins de 1860, após ter participado da guerra civil americana. Na quela época havia um tipo de bebida carbonada que era servida como refrescos (no Brasil ficariam conhecidas como “gasosas”), que era basicamente um suco ou xarope com água saturada de gás carbono.
Em uma ânsia de enriquecer e criar um novo produto Pemberton pensava em criar um tipo de xarope que seria tanto um refresco, como um remédio para dor de estômago. Em seu laboratório em Atlanta começou a realizar várias misturas e testes até chegar em uma satisfatória. Em um primeiro momento, em 1884, ele criou uma bebida alcoólica chamada “Pemberton’s French Wine Coca”, que segundo ele seria uma bebida revigorante e ajudava no intelecto. Era uma bebida a base folhas de coca, grãos de noz-de-cola e álcool, porém com o crescimento do pensamento puritano, de 1886, bebidas a base de álcool eram muito mal vistas, levando Pemberton a pensar em outras alternativas.
Uma alternativa foi de transformar a bebida alcoólica em uma gasosa de noz-de-cola e folhas de coca. Assim Pemberton testou várias formulas que eram enviadas para seu sócio Frank Robinson. A formula definitiva foi posto a venda em 8 de maio de 1886. O nome Coca-Cola foi dado por Robinson por ser um nome mais comercial. No primeiro ano de venda da bebida foram vendidos 25 galões de Coca-Cola, o que rendeu 50 dólares causando grande prejuízo. Com problemas de saúde e financeiros Pemberton vendeu a formula em 1888 por 1.750 dólares, falecendo poucos meses depois.
Já parou para pensar que a Coca-Cola é 3 anos mais velho que a nossa república?

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura