7 de Maio de 1892

Há 128 anos nascia em Kumrovec, então parte do Império Austro-Húngaro, e hoje território croata, Josip Broz, mais conhecido pelo seu apelido e nome de guerra, Tito. O marechal Tito foi um dos líderes da Liga de Comunistas da Iugoslávia, a principal força a lutar contra a invasão nazista nos Bálcãs durante a Segunda Guerra Mundial, o que o colocou em choque constante com a Ustache, organização paramilitar croata abertamente fascista e colaboracionista com o regime nazista.
Dono de uma oratória e um carisma singulares, Tito se tornou um proeminente líder do bloco socialista durante o período da Guerra Fria, se destacando principalmente na formação do Bloco dos Não-Alinhados, bloco geopolítico formado por países que não se alinhavam nem com Moscou nem com Washington, após a Conferência de Bandung.
Graças a Tito que a Iugoslávia se manteve unida, como comprova que após a sua morte, em 1980, nenhum líder iugoslavo conseguiu manter controlado os fervores e desejos nacionalistas na grande teia de nações, etnias e religiões que formavam a República Socialista Federativa da Iugoslávia,

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura