Greve Geral no Reino Unido | Hoje Na História

4 de Maio de 1926

Há 94 anos começava por todo Reino Unido uma greve geral chamada pelo General Council of the Trade Unions Congress (Conselho Geral do Congresso de Sindicatos, em tradução livre do inglês, conhecido como TUC) que tentava impedir a diminuição do salário mínimo e buscava uma melhora nas condições de trabalho no setor da mineração, atendendo ao pedido de cerca de 1.2 milhão de trabalhadores. Foram às ruas, em solidariedade aos mineradores, cerca de 1.7 milhão de trabalhadores, principalmente das áreas de transporte e da indústria pesada.

A greve geral durou ao todo nove dias e não teve sucesso direto, pois foi violentamente reprimida pelas forças policiais, e foram utilizados trabalhadores voluntários na manutenção dos serviços essenciais. Apesar da derrota, nas eleições gerais de 1929, o Labour Party (Partido Trabalhista, em tradução livre do inglês) conseguiu pela primeira vez um grande número de assentos, tornando-se maioria no Parlamento.

A foto mostra um dos piquetes dos trabalhadores durante a greve.


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura


Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.