21 de Abril de 753 a.e.c.

Segundo o mito fundador dos romanos, há 2773 anos, no dia 21 de abril de 753 a.e.c., os gêmeos Rômulo e Remo teriam fundado uma nova cidade no Monte Capitólio. Eles eram filhos da princesa Reia Silvia, descendente de Vênus pela linhagem do príncipe Eneias de Troia, e próprio deus Marte.
Jogados no rio Tibre por Amúlio, irmão do rei Numitor de Alba Longa e usurpador do trono, os irmãos são salvos e alimentados por uma loba, sendo descobertos e adotados por pastores. Anos mais tarde, Remo é capturado por seu tio-avô e Fáustulo, o velho pastor que os descobriu sob a loba, revela a Rômulo a sua origem nobre e divina. Rômulo liberta o irmão, e eles matam o tio usurpador, restaurando o avô no trono.
Temendo a fúria dos netos, Numitor permite que eles fundem uma nova cidade, no mesmo local onde foram descobertos. Porém, no mesmo dia da fundação da cidade, os irmãos se desentendem e Rômulo mata Remo, tornando-se o primeiro rei da cidade que leva o seu nome: Roma.
Obviamente toda esta história carece de bases documentais e arqueológicas, porém é de fundamental importância para compreendermos a necessidade de legitimação da dominação dos romanos sobre o mundo que eles conheciam. São descendentes do Amor e da Guerra. Uma sociedade guerreira e divina, fadada a governar o mundo.
Na imagem, Rômulo e Remo são descobertos pelo gentil pastor que os adotaria. c. 1850, “The Comic History of Rome“.

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.


Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.
Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura