Vênus Encontrada | Hoje Na História

8 de Abril de 1820

Uma das estátuas mais populares da cultura Ocidental, Vênus de Milo foi encontrada há exatos 200 anos. Famosa por representar os traços característicos do estilo empregado por artistas da Antiguidade Clássica, ela está exposta à apreciação de qualquer visitante do Museu do Louvre, França.

Claro que não há registros que contêm sua exata origem ou se realmente é a representação da deusa grega Afrodite (Vênus foi o nome dado pelos romanos a mesma divindade). A beleza empregada em sua composição, no entanto, remete a perfeição da deusa do Amor. Ao observá-la, pode-se notar como seu rosto sereno e olhar enigmático realçam o corpo torcido, marcado por uma cintura e quadril bem delineados, acentuando a feminilidade e a sensualidade de suas curvas. As dobras de seu manto na parte inferior da estátua são esculpidas a perfeição, dando ao observador a sensação de que este está escorregando do corpo feminino.

Ainda hoje é ainda uma das obras de arte mais visitadas do museu, rivalizando com a célebre Mona Lisa de Da Vinci. Para os amantes da arte, Vênus de Milo foi recriada pelas mãos de vários artistas consagrados por estilos muito diferentes como Salvador Dali, René Magritte e Marcel Duchamp.


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Você também pode nos financiar via PicPay! Se você tem um cashback sobre então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica.

Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.