16 de Março de 1937

No dia 18 de março de 1937, há 83 anos, as forças republicanas lançavam a contra-ofensiva, que se mostraria vitoriosa em pouco menos de uma semana, contra as forças nacionalistas e italianas durante a Batalha de Guadalajara. Iniciada no dia 8 do mesmo mês, a Batalha de Guadalajara foi uma tentativa das forças nacionalistas da Guerra Civil Espanhola em acabar com o conflito através de um ataque forte e decisivo contra Madri, então nas mãos dos republicanos, conseguindo sitiar e impor algumas derrotas militares. As forças do Ejército Popular Republicano (Exército Popular Republicano, em tradução livre do castelhano) e as Brigadas Internacionais conseguiram resistir e depois virar o teatro da batalha e infligir uma vitória decisiva, que foi reverberada como uma elevação do moral dentro das forças antifascistas internacionais e a quebra do paradigma de impositivo militar de Mussolini, que estava apoiando as forças fascistas comandadas por Franco. Uma curiosidade sobre essa batalha: foi a primeira vez na Guerra Civil Espanhola que apenas unidades móveis foram utilizadas, com uso da infantaria bem reduzido.
Na imagem foto de soldados nacionalistas depositada no Bundesarchiv, o Arquivo Federal da Alemanha, no arquivo 183-2006-1204-500, de autoria de Hans Georg von Studnitz

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo
Entre em https://www.padrim.com.br/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.
